// Trends

Tech Trends 2023 – Desenvolvimento do Metaverso em 2023

Um metaverso é um mundo tridimensional. Os especialistas afirmam que em breve as pessoas poderão passar um dia inteiro nesse ambiente digital. Os desenvolvedores trabalham para melhorar a funcionalidade e tornar os personagens e o mundo digital realistas....

Índice

#1. Tecnologia para implementação do metaverso
#2. Volume do metaverso
#3. Nichos e tecnologias necessários para metaversos
#4. Sete tecnologias que contribuem para o desenvolvimento de metaversos
#5. VR/AR/XR
#6. 5G
#7. WebVR
#8. Blockchain
#9. IA
#10. Motores de jogo
#11. Controle de ações do usuário
#12. Inovações e ganhos em metaversos
#13. Bit.País
#14. Paisagem lunar
#15. Play Mining
#16. STAR ATLAS DAO

Um metaverso é um mundo tridimensional. Os especialistas afirmam que em breve as pessoas poderão passar um dia inteiro nesse ambiente digital. Os desenvolvedores trabalham para melhorar a funcionalidade e tornar os personagens e o mundo digital realistas. Hoje as pessoas podem usar metaversos para fazer compras, treinar, conhecer e fazer quase qualquer outra atividade do mundo real.

Tecnologia para implementação do metaverso

As tecnologias necessárias que manterão um metaverso em execução estão atualmente disponíveis, mas não serão suficientes para implantação em massa. A questão está dentro de parâmetros técnicos e econômicos. Se houver 300-500 milhões de usuários do metaverso, as coisas começarão a mudar rapidamente desde
  1. Gadgets e outros dispositivos que fornecem acesso rápido a metaversos ficarão mais baratos, pois o custo será distribuído para várias pessoas.
  2. Os detentores do metaverso lucrarão porque são recompensados por coletar dados e facilitar a negociação de produtos e serviços dentro do metaverso.
Os metaversos podem se tornar benéficos para as pessoas. Um mundo digital economizará fundos. Durante o isolamento da pandemia, os metaversos permitiram passar tempo com amigos ou colegas, trabalhar, ou ir a uma reunião sem sair de casa.

Em termos de tecnologias, aprendizado de máquina e inteligência artificial contribuirão para o desenvolvimento do metaverso. Ajudará os sujeitos e objetos a funcionar sem intervenção humana. As tecnologias VR e AR também são necessárias, pois animam objetos virtuais. A implementação completa requer tempo porque todos os componentes atualmente operam separadamente. Existem alguns problemas na transferência, processamento e computação de informações.

Provavelmente, no futuro, teremos mais de um metaverso. Haverá muitos metaversos concorrentes. Alguns serão maiores, outros menores, e alguns serão úteis, enquanto outros serão inúteis. A comunidade global se beneficiará de tal desenvolvimento. Por exemplo, será possível testar vacinas e outras drogas em avatares, vendo como elas afetarão os humanos.

O principal risco do metaverso é a experiência humana. As mudanças serão tremendas; portanto, todos os setores devem se adaptar, da economia à sociedade.

Volume do metaverso

Desde a pandemia de 2020, foi tomada a decisão de fazer mais uso de sistemas e tecnologias em nuvem. Eles foram o catalisador do crescimento. As despesas com serviços em nuvem tornaram-se maiores em comparação com os meios típicos de TI. Espera-se que em 2025 cerca de 75% dos custos em TI sejam gastos em serviços em nuvem.

De acordo com o Gartner, os preços das tecnologias de informação e comunicação são os seguintes:

Source: Gartner (January 2022)

Fonte: Gartner (January 2022)

As grandes empresas de tecnologia querem obter uma alta participação de margem no novo mercado primário. Portanto, dados, aplicativos e o mundo natural devem ser transferidos para serviços em nuvem. Os metaversos se tornarão a solução para essas tarefas. Além disso, a criptomoeda será uma parte vital do sistema, pois as transações dentro da infraestrutura serão feitas em criptomoeda.

As opiniões dos especialistas sobre desenvolvimento de tecnologia e metaversos diferem significativamente, pois é difícil definir todos os componentes de nicho.

Grand View Research – empresa americana de pesquisa e consultoria, estima o setor em 47,5 bilhões de dólares em 2023 e afirma que chegará a US$ 679 até 2030. Outras empresas preveem de 22% a 47% de crescimento ao ano para os metaversos.

Source: Grand View Research, Fortune Business Insights, Brand Essence, Finam

Fonte: Grand View Research, Fortune Business Insights, Brand Essence, Finam

JP Morgan emphasizes several technical tasks that metaverses can solve:

O JP Morgan enfatiza várias tarefas técnicas que os metaversos podem resolver:

  1. Novos avatares realistas em todos os detalhes.
  2. Receber, armazenar e empregar dados.
  3. Reduzindo a pressão nos dispositivos dos usuários.
  4. Facilitando os padrões de gerenciamento de ativos digitais.
  5. Análise de dados aberta e transparente.
Atualmente, mas para as grandes tecnologias, existem outros players importantes no mundo virtual:
  1. Roblox, Unity — indústria de jogos.
  2. Sandbox, Decentraland — criptomoedas e criadores de comunidades no mundo digital
  3. Operadores de armazenamento em nuvem.
  4. Empresas que produzem peças de computador e semicondutores.
  5. Marcas de FMCG como os principais anunciantes e locatários de terras nos metaversos.
Cerca de 200 marcas globais entraram no mundo virtual e ainda mais estão prestes a mergulhar nele em um futuro próximo.

Nichos e tecnologias necessários para metaversos

Os videogames se tornarão uma parte significativa e um nicho dos metaversos. O motivo é que atualmente é possível misturar gráficos 3D e realidade virtual. Espera-se que em 2023 o mercado de videogames tenha 3 bilhões de usuários e, em 2030, chegue a 4,5 bilhões. O interesse considerável pelo mundo virtual, novas oportunidades e experiências impulsionam a demanda.

Os metaversos impulsionam o desenvolvimento e ajudam a criar novos formatos de entretenimento. Por exemplo, concertos e outros eventos podem ocorrer em um metaverso. O principal benefício é que não há limitação para os usuários. Além disso, mais efeitos e cores podem ser adicionados, e os artistas podem se comunicar com os fãs mais facilmente.

As redes sociais empregam AR/VR para uma comunicação de novo nível semelhante à real, mas as pessoas podem estar em diferentes partes do mundo.

Os processos de trabalho também ficam diferentes com metaversos. O comércio está surgindo onde bens e bens tangíveis e digitais estão envolvidos. A ideia dos NFTs é comprar um serviço ou produto em uma plataforma e usá-lo em outras. Os ativos digitais são seguros, pois funcionam em uma blockchain. É assim que as marcas funcionam quando vendem produtos nos mundos virtual e real.

As tarefas de produção no campo da engenharia e design são estimuladas. O trabalho com doppelgängers está ganhando popularidade quando uma fábrica, qualquer construção ou local é criado que representa exatamente um lugar do mundo real. A possibilidade de tal visualização ajuda não apenas a desenvolver um projeto, mas também a testar o objeto para posterior otimização. Se tudo correr bem, é aconselhável investir dinheiro real na construção.

Metauniversos aumentam o interesse por esportes. Os jogos virtuais obrigam inúmeras pessoas a sair do sofá e praticar boxe, fitness e outros esportes, prestando atenção à sua forma física. A imersão no processo é muito mais do que no mundo real, e o treinamento em si é interativo, onde há um efeito de competição com outros usuários ou inteligência artificial.

O mundo virtual teve um impacto substancial nas descobertas educacionais. Com a ajuda da realidade virtual e aumentada, é possível aumentar o interesse e o envolvimento dos alunos, e os professores podem mover todos para uma sala de aula ou biblioteca separada. Idiomas, história e ciências são estudados mais ativamente por meio de fones de ouvido, e qualquer museu do mundo pode ser visitado em casa. Atualmente, existem escolas em metaversos que estão ativas e cumprindo seu propósito.

Junto com os nichos e avanços descritos, o hardware está evoluindo rapidamente. No mundo de hoje, os semicondutores serão necessários para um novo tipo de economia. O metaverso precisa obter um aumento de 1.000 vezes no poder de computação. Até 2030, os fornecedores de software terão que tentar porque algoritmos, IA e redes neurais estarão por trás deles, e essas empresas aumentarão significativamente o poder e o crescimento.

Semicondutores e seu desenvolvimento tocarão os seguintes setores:

  • Armazenamento;
  • Transferência de dados;
  • Análise;
  • Criação de bases de informação.
Considerando os metaversos e a inteligência artificial, a principal tarefa da IA dentro de um mundo virtual será diminuir o custo do trabalho com bancos de dados e informações recebidas. Quanto mais barato for o processamento da informação, mais rápido os metaversos atrairão as massas. Desde 1977, a população mundial cresceu 86%, para ser mais preciso, de 4,2 bilhões para 7,9 bilhões. Como resultado, isso levou a um aumento de 40 vezes no número de semicondutores per capita, de 2 para 80. De acordo com essa tendência e estatísticas, até 2030, o número pode aumentar duas vezes mais.

Source: Statista

Fonte: Statista

Um componente crítico para metaversos é uma conexão com a Internet e transferência de dados. Para realizar todos os planos e oportunidades do mundo virtual, os provedores de tráfego precisam pensar em um aumento significativo na largura de banda. A nova era é caracterizada pelo investimento em infraestrutura de rede.

De acordo com a empresa de análise Technavio, a taxa média de crescimento anual do mercado global de data centers, incluindo equipamentos, software e serviços, será de 21% no período 2020-2025. Espera-se que cresça mais de US$ 500 bilhões em termos monetários.

Segundo as estatísticas, em 2011, os usuários usaram 29% de seu tráfego para assistir a vídeos na Internet e 13% nas redes sociais. Em 2021, a participação do conteúdo em vídeo foi de 69%; até 2026, os especialistas estimam um aumento no interesse em conteúdo de vídeo para 77%. A Ericsson fornece esses dados. A cada ano, a demanda por tráfego na Internet aumenta em 30%. É fácil sugerir que uma pequena solicitação e mundos virtuais causarão um aumento de 10 a 20 vezes no uso do tráfego nos próximos dez anos.

Hoje, a Internet é mais usada para conteúdo de áudio e vídeo. Com o desenvolvimento de VR/AR, os requisitos para redes começarão a aumentar rapidamente e será impossível alcançar sem cobertura 5G e 6G.

Internet traffic consumption in the USA

Fonte: Cisco, Ericsson, US Census Bureau, Credit Suisse

Sete tecnologias que contribuem para o desenvolvimento de metaversos

A tendência global no setor de criptomoedas em 2022 é de metaversos. É essencial entender por que eles são tão populares e discutidos. Vamos apresentar em breve as sete melhores tecnologias que ajudarão o mundo virtual a crescer. Os metaversos são uma simbiose dos mundos natural e virtual e formam uma boa equipe de negócios. Essa combinação fornece um ambiente onde as pessoas podem se comunicar entre si e com os objetos.

VR/AR/XR

A principal questão técnica dos metaversos são várias realidades:
  • Virtual (RV);
  • Aumentado (AR);
  • Estendido (XR).
As pessoas usam óculos VR para mergulhar rapidamente no mundo virtual. Além disso, existem telefones celulares adaptados para esse fim.

Os conjuntos VR e AR são a base para metaversos que permitem imersão em alta resolução no mundo virtual. Já existe uma demanda pelos produtos, não apenas no nicho de jogos. Os fones de ouvido são usados ativamente na construção, educação e saúde.

Segundo especialistas, em cinco a dez anos, haverá um aumento de start-ups no setor público e no comércio. Vai se tornar uma nova tendência.

Os conjuntos modernos de RV têm as seguintes desvantagens:

  1. Esquema de cores inacabado, distorcendo a cor real.
  2. Existem lacunas entre pixels e quadrados.
  3. Velocidade de processamento lenta.
  4. Grande massa de dispositivos.
Melhorar o hardware, os monitores, as câmeras e a ótica impactará positivamente os dispositivos. Os conjuntos de RA têm ainda mais problemas, pois os desenvolvedores não podem determinar a abordagem de criação. Além disso, o vidro AR custa muito.

5G

O metaverso pode hospedar um número ilimitado de usuários; portanto, a internet estável e ininterrupta é crucial. A carga no mundo virtual e os volumes de dados crescem a cada mês. A internet sem fio não pode cobrir a necessidade de transferência de dados, mas o 5G é um avanço significativo que ajuda os metaversos a se desenvolverem.

WebVR

Essa tecnologia fornece acesso direto ao mundo digital e ao conteúdo de um navegador da Web padrão. Empregá-lo não exigirá uma aplicação ou equipamento específico. Por exemplo, gigantes como Google e Microsoft adaptaram seus produtos ao WebVR. Os usuários devem ter uma rede 5G para se conectar aos fluxos de informações.

Blockchain

As pessoas podem comprar produtos e serviços nos metaversos, assim como no mundo real. Qualquer produto pode ser usado para o avatar. Tokens são a moeda do mundo virtual. Muitos metaversos oferecem pagamento em moeda digital. Os usuários podem comprar ingressos, produtos, acessórios para o avatar, treinamento, etc., por tokens.

IA

O mundo virtual tem usuários reais — avatares e NPCs. Eles funcionam na IA e, quanto melhor o algoritmo, mais próximos os NPCs estão dos humanos.

Motores de jogo

Os metaversos usam muitos gráficos. Ajuda a tornar o mundo virtual realista. A imagem é executada em mecanismos como os usados para videogames.

Controle de ações do usuário

Essa tecnologia ajuda a rastrear os usuários. Ele permite que a IA se desenvolva. Gestos, movimentos e ações de outros avatares se tornarão mais detalhados e semelhantes à vida real.

Inovações e ganhos em metaversos

Em 2021, os metaversos acionaram os usuários; em 2022, a tendência só se torna mais popular. A partir de 2023, a realidade virtual e as tecnologias digitais provavelmente se integrarão ativamente à vida real para ocupar seu lugar na cultura e na comunicação. Entender como tudo funciona e quais projetos merecem atenção além do Decentraland e do Sandbox é vital.

Bit.País

Bit.Country é uma excelente alternativa Sandbox e Decentraland. A plataforma é baseada em Metaverse.Network. Os usuários podem desenvolver seu pequeno país, com seus regulamentos e leis, criptomoedas e incentivos aos usuários. Além disso, a plataforma tem sua economia e muitas outras ferramentas úteis.

Todos os países empregam a blockchain Polkadot. Os usuários afetam diretamente a aparência do mundo virtual. As localizações são representadas em blocos, e cada bloco é distribuído em 100 seções. Essas seções podem ser negociadas e usadas para armazenar ativos, NFTs ou iniciar eventos. Os usuários podem transferir quaisquer criptomoedas do mercado ou criar suas próprias, se necessário para o ecossistema.


Paisagem lunar

É uma plataforma onde as pessoas podem ganhar dinheiro em instrumentos NFTs e DeFi. Os eventos acontecem na lua. A tarefa dos participantes é criar uma base, explorar locais e equipar seus exércitos.

O jogo é baseado em uma rede blockchain com alta elaboração de cada detalhe. Este é um dos projetos mais recentes, e o token primário apareceu no início de 2022; atualmente, a criptomoeda ainda não foi listada nas exchanges.


Play Mining

PlayMining é uma plataforma blockchain criada pela Digital Entertainment Asset. O objetivo do projeto é revolucionar os jogos online e mudar a perspectiva dos usuários sobre esse tipo de entretenimento e ganhos. O conceito central é ganhar em vez de gastar para obter benefícios no jogo. O projeto tem sua economia e emprega blockchain, NFT e criptomoeda. Esses recursos ajudam a recompensar os usuários por suas atividades no jogo.


STAR ATLAS DAO

Um projeto baseado em Solana com gráficos avançados em tempo real e usa tecnologias DeFi. A trama é baseada na construção de uma espaçonave que permitirá explorar o metaverso e suas localizações. A principal diferença de outros jogos é usar NFTs para comprar e projetar uma nave espacial.

Com base no exposto, podemos tirar uma única conclusão: queiramos ou não, metauniversos, mundos virtuais e uma nova realidade são o que o futuro prepara para a humanidade. A tecnologia está se integrando ativamente com a vida, melhorando vários segredos da vida. Em vários anos, a tendência só vai se intensificar, e talvez agora valha a pena pensar em comprar um terreno no Sandbox, começar a estudar NFT, blockchain e decidir sobre o mundo virtual mais conveniente e adequado, tanto para a vida quanto para o trabalho e atividades comerciais.

Feedback de nossos clientes

Desenvolvimento de um ecossistema complexo baseado na tecnologia blockchain

Você tem perguntas?

Seu nome *
Seu email *
Seu número de telefone
Seu orçamento
Mensagem
 

Você tem perguntas? Você pode nos escrever.

Telegram

Desde 2015, ajudamos a trazer sua ideia para o produto de qualidade.

Assine a nossa newsletter