// Trends

Manual de Grandes Tendências de UX/UI Design para 2023

Nas realidades modernas, o design de sites, aplicativos para smartphones podem ser os mais diversos e a habitual animação pop-up não é mais uma novidade, é difícil surpreender as pessoas com esse design. Por outro lado, essa tendência era popular...

Índice

#1. Por que usar e entender as tendências de design de UI/UX?
#2. Principais tendências de design de UI/UX 2022
#3. Elementos 3D aprimorados
#4. Visualização abstrata
#5. Tecnologia AR (Realidade Aumentada) e VR (Realidade Virtual)
#6. Design Emocional
#7. Estrutura geométrica
#8. Pesquisa por voz
#9. Design escuro
#10. Design de tela dividida
#11. Novo minimalismo
#12. Mais texto e novas fontes
#13. Adaptação a gadgets modernos
#14. Microinteração exclusiva
#15. Acesso sem senhas
#16. Treinamento individual
#17. Personalização avançada
#18. Scrollytelling ou narrativa visual
#19. Data Storytelling
#20. Conclusão

Nas realidades modernas, o design de sites, aplicativos para smartphones podem ser os mais diversos e a habitual animação pop-up não é mais uma novidade, é difícil surpreender as pessoas com esse design. Por outro lado, essa tendência era popular há alguns anos, agora também pode ser encontrada na Internet. No entanto, os designers profissionais de interface do usuário estão constantemente adicionando novos recursos, "definindo" o clima. Tendência UI / UX - desenvolvimentos inovadores, inovações, tendências da moda que os desenvolvedores usam ao projetar seus próprios sites. Isso é necessário para atrair um novo público, para chamar a atenção. Em 2023, interatividade, estrutura e brilho serão relevantes e populares.

Por que usar e entender as tendências de design de UI/UX?

Todos os dias, cerca de 500 mil novos sites e outros recursos são formados na rede, e todos eles precisam do design certo, que pode diferenciar a plataforma dos concorrentes. Design bonito, interface amigável é uma das principais regras para uma promoção bem-sucedida. Trabalhar esses parâmetros pode ser o principal elemento da imagem da empresa, permitindo que você conquiste o público para você e seus produtos. O grau e a qualidade do atendimento às pessoas podem ser avaliados pelo exemplo do UX design.

The features of enhancing UI/UX design.

Recursos para melhorar o design de UI / UX. Fonte

Segundo as estatísticas, cerca de 88% das pessoas provavelmente não retornarão ao site novamente se não gostarem do design ou não entenderem o gerenciamento. O Google fez uma análise, foi determinado que 61% dos usuários ficam desapontados com as empresas se houver um mau design de UX, apesar do amor por seus produtos. Com a ajuda da análise de tendências, é possível prever as tendências e solicitações de design de UI/UX em 2023.

Principais tendências de design de UI/UX 2022

As tendências não são apenas o presente, com a ajuda delas é possível formar imagens do futuro e as tendências de marketing e design estão intimamente relacionadas entre si e as dinâmicas são sincronizadas. A escolha de métodos específicos é importante escolher levando em consideração o posicionamento da empresa, as necessidades das pessoas, e não apenas com base na moda.

No campo do design de interface do usuário e UX, novas tendências estão sempre surgindo e mudando, as velhas tendências estão melhorando. Essas mudanças são impulsionadas por vários fatores importantes que impulsionam as tendências de UI e UX em 2023.

O design desatualizado pode tornar qualquer projeto ineficaz. De acordo com relatórios da MyTechnology, 94% não confiam em sites desatualizados que não parecem modernos. Esses usuários fecham as páginas quase imediatamente ou os criadores percebem uma diminuição na fidelidade ao site, então vamos dar uma olhada nas melhores soluções de design UX / UI para 2023.

Elementos 3D aprimorados

O efeito visual é capaz de atrair bem a atenção de um cliente em potencial e permite mostrar totalmente o espaço virtual. As tendências de design UI/UX 2023 estão focadas em reduzir o período de abertura de sites ou aplicativos. No futuro, mais ênfase será colocada em estruturas menores.

Os detalhes 3D serão um ótimo complemento e podem melhorar a usabilidade. O design em si se torna muito mais original e incomum. Em 2023, muitos desenvolvedores e designers estarão procurando ferramentas para carregar páginas rapidamente em sites, incl. imagens gráficas.

Nesse período, a ênfase está na animação interativa, pois é mais lembrada pelas pessoas, mas não consegue reduzir a velocidade de carregamento do site. O principal objetivo dessa imagem é atrair o público. Os efeitos 3D têm um impacto positivo na reputação da marca, considerando a questão da promoção, aumentando o número de novos públicos-alvo.

Você também pode adicionar uma tendência moderna aqui - Metaverse e AR / VR. Agora, o design espacial 3D melhorará a experiência do cliente conectando diferentes tipos de mundos e levando a experiência do usuário para o próximo nível.

A website design example

Opção de design do site. Fonte
A realidade virtual e aumentada não é uma novidade para muitos designers ou empresas, assim como para clientes comuns, mas os meios modernos de implementação e finalidade são uma manifestação completamente nova para uma pessoa e uma empresa. A nova tendência com o uso do metaverso obriga a prestar mais atenção ao uso de IA, gráficos 3D e blockchains. Esse link virtual no design é formado pelos seguintes parâmetros:
  1. Dados de processo detalhados e rápidos.
  2. Realidade virtual descentralizada, com capacidade de acesso a diferentes sites, independentemente do tempo e do local.
  3. Mudanças na redação de UX, onde não são levados em consideração os indicadores de SEO, mas sim a IA.
  4. Ambiente transparente e seguro com modernas possibilidades de mundos virtuais.
De acordo com as expectativas, em 2023, cada vez mais empresas e ramos de atividade, incluindo e-commerce, mercados, instituições de saúde, etc., seguirão uma tendência semelhante. A tendência descrita ajuda a passar de um logotipo 3D ou texto não padrão para visitar museus de qualquer lugar do mundo usando óculos de realidade virtual e programas adicionais para implementar AR e VR no design.

Por exemplo, Apple e Google já estão adotando tendências semelhantes com Apple Glasses, ARCore e ARKit. A IKEA dá-lhe a oportunidade de decorar a sua casa com modelos 3D através de software adicional.IKEA Kreativ is the application for creating a precise copy of home and furnishing it with IKEA furniture.

IKEA Kreativ é um aplicativo para criar uma cópia exata da sua casa e preenchê-la com os móveis da loja IKEA

Visualização abstrata

Muitas empresas começaram a usar equipamentos adicionais que permitem criar tais estruturas. Este método irá melhorar a comunicação com os usuários. Para conhecer um produto ou serviço, você precisa gastar menos tempo devido à interface funcional.

An example of abstract visualization

Exemplo de página de visualização abstrata

Tecnologia AR (Realidade Aumentada) e VR (Realidade Virtual)

Uma tendência clara em 2022-2023 que permite destacar-se da concorrência e atrair mais atenção, porque a tecnologia ajuda a ir além da interface da tela. AR e VR permitem que as pessoas vejam e reproduzam objetos digitais no mundo real. Isso é o que pode melhorar o design de UI / UX.

 UX example; VR/AR banking application design

Exemplo de UX: Conceito de design bancário de VR/AR. Fonte

Design Emocional

O design bonito ajuda a estabelecer uma conexão próxima com os clientes-alvo. Os detalhes "ao vivo" ajudam a evocar sentimentos de natureza diferente, certas reações, atraindo mais atenção e facilitando a venda posterior. Para esta tendência, você precisa usar um esquema de cores brilhantes para destacar as partes principais da seção UI/UX. Por exemplo, o estilo dos anos 90 pode evocar lembranças agradáveis \u200b\u200be nostalgia. A ideia pode ser usada para enviar de volta ao passado usando desenvolvimentos modernos.

Estrutura geométrica

A tendência pode ser considerada um clássico, esteve na moda e permanece. Suas principais regras são preservadas e se a empresa não estiver pronta para agregar desenvolvimentos inovadores, então é necessário criar um site, plataforma ou aplicativo estruturado onde serão utilizadas formas geométricas.

An example of a geometrical design of a website or application

Um exemplo do desenho geométrico de um site ou aplicativo

Pesquisa por voz

Esta função está se tornando cada vez mais ativa na vida cotidiana. Uma função conveniente que simplifica a busca pelas informações necessárias, além de reduzir o tempo de trabalho. Em 2022-2023, essa tendência se desenvolverá e melhorará ativamente, pois os assistentes de voz facilitam a comunicação usando apenas as principais consultas. Como resultado, os desenvolvedores estão tentando modernizar a funcionalidade dessa área do UX.The features of voice technologies and speech recognition

Características da operação de tecnologias de voz e reconhecimento de fala

Design escuro

Em 2023, essa tendência só se desenvolverá e progredirá. Muitas pessoas apontam que os temas escuros estão incluídos em aplicativos e sites. Essa iluminação cria menos tensão nos olhos. Os especialistas também aconselham ativar um fundo escuro à noite, antes de dormir. Isso facilita o adormecimento e não afeta a qualidade do sono.

A combinação de OLED e tema escuro ajuda a aumentar a duração da bateria de um smartphone ou laptop e outros dispositivos. Muitas grandes empresas já estão usando designs escuros de UI/UX em seus próprios designs. A popularidade dessa funcionalidade aumentará em 2023 e além. Além disso, alguns oferecem a possibilidade de escolher um design em cores escuras, a própria pessoa poderá escolher a interface mais agradável para seus olhos.

Google search engine dark theme example

Um exemplo do design sombrio da plataforma de pesquisa do Google

Design de tela dividida

Nesse design, o site é dividido em 2 partes separadas de conteúdo com a capacidade de ser reduzida em um bloco vertical se o dispositivo for pequeno. Essa abordagem possibilita a criação de conteúdo que não apenas tenha um trabalho de alta qualidade em qualquer gadget, mas também tenha uma ótima aparência. O principal fator de popularidade é que o design do site deve ser adequado para um aplicativo móvel.A split-screen website design

A split-screen website design. Fonte

Novo minimalismo

A partir de 2022, chega uma nova onda de minimalismo que busca se destacar das demais tendências e pode chamar a atenção dos usuários. Cores ousadas, vibrantes e vibrantes estão em alta para ajudar a destacar o essencial, mantendo o valor visual. O conteúdo em si parece bonito e cativante, mas ao mesmo tempo permanece simples e compreensível.

Mobile design example

Hoje, uma boa interface é aquela que não é visível. Uma tendência semelhante surgiu como resultado da necessidade de fornecer conteúdo para os usuários. O design não deve chamar a atenção principal e ser muito intrusivo. A cor branca e a ausência de um grande número de elementos no design atendem a essa tarefa. O foco está nos detalhes:
  • interface de malha;
  • fontes e ícones;
  • cores ;
  • experiência do usuário;
  • animação.
Ao trabalhar no estilo de minimalismo e simplicidade, você precisa prestar atenção ao seguinte:
  1. Colocar em primeiro lugar exclusivamente a funcionalidade necessária para o cliente.
  2. Torne a interface leve, removendo sombras maciças, mantendo o conteúdo em destaque.
  3. Projete em torno de fontes, layout, ícones e uniformidade.
  4. Trabalhe mais detalhes.
  5. Crie uma interface “invisível”, mas conveniente e compreensível.
  6. Não desvie da funcionalidade usual para o usuário, aplique a colocação de elementos e entre em contato com eles, como fazem muitas grandes marcas e empresas. Isso ajuda a agilizar a adaptação e interação com o produto, pois tudo é familiar e compreensível.
O minimalismo limpo e nítido também continua popular no branding. Chama a atenção instantaneamente por sua relevância, frescor. O novo minimalismo é reforçado pela combinação com o tema escuro.

Kohaku Bot, an example of a dark theme by Tran Mau Tri Tam from UI8

Kohaku Bot é um aplicativo móvel de modo escuro da Tran Mau Tri Tam para UI8

Mais texto e novas fontes

As tendências de UI/UX 2023 estão começando a ver o retorno de títulos em vários níveis. Com texto, os usuários obtêm mais dados imediatamente após abrir a página. Nesse aspecto, deve-se levar em consideração que a atratividade e o benefício do design são alcançados em combinação com a tipografia correta.

As tendências tipográficas mudam a cada ano e, em 2023, os desenvolvedores estão gradualmente se afastando do design clássico, aplicando serifas com mudanças de tamanho de uma palavra para outra. Fontes translúcidas serão relevantes, sobrepondo fontes opacas com a adição de ênfase em negrito ou itálico.

An example of a discreet design with a focus on text

Um exemplo discreto de design com ênfase no texto

Adaptação a gadgets modernos

É importante que os designers-desenvolvedores sigam as tendências e revisem regularmente o design, ajustando-se aos parâmetros técnicos dos gadgets modernos. Os novos smartphones têm bordas arredondadas, não possuem molduras, e é importante tornar um site ou aplicativo adaptável para versões móveis, levando em consideração os parâmetros técnicos e externos dos telefones. A tarefa dos desenvolvedores é fornecer aos usuários uma imagem de alta qualidade com total conformidade com os parâmetros.

Microinteração exclusiva

Essa funcionalidade é caracterizada por revisões táteis de versões móveis com a capacidade de alterar tons para diferentes estados do programa. Você também precisa criar uma visualização do carregamento da página, fazer as transições animadas, e o “destaque” pode ser a reação original dos ícones quando você clica neles.

A abordagem descrita cria uma experiência agradável, qualquer usuário se sentirá confortável em trabalhar com o recurso. Muitas vezes, esse contato tem um efeito positivo nas pessoas e oferece garantias adicionais de que o usuário permanecerá no site, explorando-o e comprando determinados produtos.

Acesso sem senhas

Trabalhar com senhas só pode confundir o usuário e não tornar o recurso mais seguro. 57% das pessoas simplesmente esquecem suas próprias senhas de acesso, e 65% dos entrevistados sentem a necessidade de anotar suas senhas para não esquecê-las no futuro. Códigos de acesso esquecidos são um problema para muitos clientes que devem ser resolvidos.

A solução mais simples e eficaz para acessar um site ou aplicativo sem senha é fazer login com o Google, redes sociais. redes ou impressões digitais. Essa é a tendência para 2023 no design de UX e muitas grandes empresas estão começando a usá-la.

Forecast of the passwordless trend

Previsões de tendências de acesso sem senha
Como exemplo, podemos relembrar o Windows 10. A empresa se dedicava à remoção de senhas de um sistema operacional com sistema biométrico de autorização. No futuro, é provável que o modelo passe por todas as verificações e a autenticação seja por face, impressões digitais ou através de um código PIN.

Treinamento individual

As condições modernas são tais que as pessoas aprendem com a ajuda da Internet, passando por vários cursos e treinamentos. No entanto, a desvantagem de tal sistema é que os próprios usuários precisam motivar e concluir os módulos. O modelo UX é capaz de mudar de direção através das seguintes técnicas:
  • feedback remoto;
  • testes;
  • seleção de parceiros;
  • ferramentas de planejamento.
As ferramentas descritas fornecem uma garantia de que as pessoas no treinamento estarão “no gancho” durante todo o curso e depois dele. Será fácil para eles acompanhar o progresso, definir planos e metas, aprender com os erros. O aprendizado pessoal se tornará mais popular em 2023, eliminando muitos dos problemas ao substituir as palestras em turmas grandes.

The application for personal fitness lessons

Pedido de uma sessão de fitness pessoal

Personalização avançada

Essa ferramenta permite entender exatamente o que o público-alvo precisa, oferecendo opções relevantes. Esse algoritmo é um elemento importante do design UX que torna a publicidade eficaz.

As tendências interativas são o foco que muitas empresas desenvolverão em 2023. A principal tarefa do design da interface do usuário é simplificar o processo de contato com o site.

A experiência do usuário hiperpersonalizada nunca perderá sua relevância, mas com o tempo fica cada vez mais difícil aderir à tendência, pois novos serviços surgem em grande número, diversos produtos digitais. Isso leva à inteligibilidade do consumidor e conteúdo moderno, imagens, interações devem ser 100% personalizadas.

Em outras palavras, o design em 2023 precisa ser mais focado no cliente. Muitos querem ver informações que realmente reflitam seus interesses. Dadas as tendências atuais em UI e UX, mais atenção é dada à localização, a coleta de fatores comportamentais para formar uma visão abrangente dos clientes e suas localizações, antes de iniciar o desenvolvimento do próprio design. Agora, o design de UI e UX é dominado por:

  1. Recomendações baseadas em localização.
  2. Design adequado de aplicativos para compras online.
  3. Envio de lembretes.
Este tipo de personalização já é visível na publicidade.

Scrollytelling ou narrativa visual

A tipografia é usada para aumentar o efeito do conteúdo digital. Ajuda brincar com o comportamento e os sotaques das pessoas. Mas usar o método sozinho não dará o resultado desejado. Em 2023, é melhor oferecer às pessoas uma novidade para a interface do usuário e UX aplicando a rolagem. O design adequado torna um aplicativo ou site um recurso efetivamente combinado para a estética da transmissão e do design do conteúdo. Se o recurso for criado para as emoções, vai apelar para uma ação ativa de todos os seus usuários, ajuda a prender melhor a atenção, fazendo com que os clientes se sintam parte da narrativa visual.Three key features of emotional design
3 Principais Características do Design Emocional
A rolagem melhora a tomada de decisões com base no raciocínio cognitivo. Com a ajuda do efeito, o layout do design começa a funcionar no nível subconsciente e consciente das pessoas. Peças móveis, diferentes layouts de navegação, animações personalizadas são ferramentas que podem se tornar parte da experiência de rolagem, e os desenvolvedores podem aplicar efeitos para manter os clientes curiosos. Os usuários começarão a interagir mais com o recurso do que com sites estáticos.

A principal coisa a lembrar é que a técnica não é universal e é selecionada especificamente para o objetivo ou projeto. Isso nem sempre tem um efeito positivo no engajamento.

Data Storytelling

Mina de ouro - informações importantes. A última tendência de UI e UX é o Data Storytelling. A tendência tornará a informação mais adequada para uso com alta eficiência e impacto nas massas.

Por exemplo, um aplicativo do setor financeiro para smartphones deve ser apresentado com o máximo de simplicidade e facilidade de uso. As pessoas não precisam entender de operações bancárias ou outras sutilezas para verificar suas próprias contas, receitas ou outros dados financeiros associados à sua conta. A partir de 2022, esses aplicativos também devem ter significado gráfico. O design e os seguintes elementos irão melhorar o contato com os clientes nesta área:

  1. Aplicação de métodos de aprendizado de máquina.
  2. Funcionalidade adicional para melhorar o UX.
  3. Visualização explicativa da informação.
  4. Análise automática.
  5. Histogramas interativos e uma gama de cores brilhantes, a presença de gráficos, gráficos de linha, um painel de controle.
Os elementos descritos ajudarão o "aplicativo seco" a tornar as informações complexas e importantes muito mais fáceis para o usuário.

Conclusão

As tendências de design de UI/UX de 2022 serão transferidas para 2023 em maior medida, mas adicionarão mais conteúdo de qualidade com tecnologias inovadoras. Muitos detalhes interativos serão usados na base, mas é importante manter a harmonia e a facilidade de adicionar ao estilo geral. É importante que os designers de desenvolvimento lembrem-se de que o objetivo do design de UI/UX é torná-lo fácil, conveniente e confortável para as pessoas.

As tendências de design mudam o tempo todo como resultado de muitos eventos, mudanças tecnológicas. Acompanhar as tendências de UI e UX em 2023 ajudará a simplificar o processo de entrega do que os consumidores estão esperando.

Feedback de nossos clientes

Desenvolvimento de um ecossistema complexo baseado na tecnologia blockchain

Você tem perguntas?

Seu nome *
Seu email *
Seu número de telefone
Seu orçamento
Mensagem
 

Você tem perguntas? Você pode nos escrever.

Telegram

Desde 2015, ajudamos a trazer sua ideia para o produto de qualidade.

Assine a nossa newsletter